10-Criminalidade Cruel


Que são os direitos humanos,
daqueles que nada mais tem de humano?

São humanas essas vestes sujas,
podres e ensangüentadas,
atrás das quais se escondem essas vidas desequilibradas e
de alto teor de maldade, que na sombra da lei, agem impiedosamente?

Que direitos de viver, podem ter, quando de outrem tiraram,
brutalmente, os mesmos direitos?

Portanto, que direitos podemos ter, quando poucos têm muitos e
muitos sem poder ter, por falta de equidade?

Por onde andam os direitos,
que não exercem a função de prevenção ao direito à vida,
eliminando os direitos desses vultos negros, que  sobrepõem, 
estupidamente, os direitos do direito à vida de tantos?

Será que essas malfadadas vidas valem mais que às vidas que ceifaram,
de forma vil?

Por que lhes dão os direitos de continuarem vivendo e ainda,
com direito à defesa,
quando covardemente tiraram às vidas de suas vítimas,
de forma cruel, sem lhes dar o mesmo direito à defesa,
que hoje exigem?

Por que o Estado dá-lhes alimentação farta,
moradia e proteção e até lazer,
quando tantas famílias vivem desamparadas,
sem o mínimo necessário para uma sobrevivência digna,
sendo elas, apenas, pobres, porém honestas?

Onde estão os direitos dessas famílias,
que não são lembrados e respeitados, perante o Estado?

Por onde anda, também, os meios de telecomunicação,
que não enxergam ou não querem enxergar, por interesses próprios,
por isso não cobram do Estado os seus deveres, .
diante das primárias necessidades dos que vivem em condições,
quase sobre-humanas, não por serem marginais,
pois se fossem  não viveriam nessas condições,
mas por falta de oportunidades e ajuda?
Será que é preciso divulgar o crime, portanto,
o sofrimento de tanta gente para ganhar ibope? 

Embora que se reconheça que algo tem sido feito no combate ao crime,
isso não podemos negar, mas, ainda assim, 
será preciso mais empenho, responsabilidade e
comprometimento com o Dever, atributo da justiça e diante Dele,
apesar da divulgação do crime, por ser  parte do trabalho a ser realizado,
mas não impede de  ser criadas formas de combater tamanha injustiça social, 
assim como de cobrar do Estado,
não tão somente a prisão desses criminosos,
pois não tem sido esse o melhor caminho para eliminar

às ações desses desalmados ou inibir  tais atitudes,

mas se faz necessário mais rigor, 
ou seja, de isolar, para sempre, em lugar devido e que eles merecem,
visto que, o sistema existente não é recuperativo e
nem eles são passíveis de recuperação?

Finalmente, podemos até dizer: que o sistema social,
de certa forma, foi responsável pelo crescimento desses doentes de alma,
hoje sem cura, e, por conseguinte,
pode não ser justo eliminá-los oficialmente,
mas pior do que isso é a omissão diante dessa realidade que vivemos,
portanto, não se pode delegar aos outros,
aquilo que devemos fazer, e assim sendo, é muito duro e muito triste,

principalmente, por não termos a certeza se é justo ou

não se pensar em PENA DE MORTE,

para quem MATA SEM PENA...


João C. de Vasconcelos